Uma hora você está criando conteúdo no Instagram, e no instante seguinte precisa correr para garantir seu @ (nome de usuário) em uma nova rede social! Pois é, Portaleiro, a vida de criador de conteúdo não é, necessariamente, mamão com açúcar, mas pode ser uma delícia! Principalmente se você for rápido o bastante para sair na frente dos concorrentes.
Isso porque os “early adopters”, ou seja, aqueles que adotam novas tendências primeiro, têm a chance de ganharem relevância mais rápido, isso se a “tendência” vingar, é claro.
Pensa assim: conquistar uma terra sem nenhum rei é muito mais fácil do que criar uma estratégia para roubar a coroa, não é mesmo? Essa é a chance que todo mundo tem nas mãos, agora!
A Meta acabou de lançar uma nova rede social e, em menos de 24 horas, o Threads (como ela é chamada) já conquistou mais de 10 milhões de usuários, marco alcançado 7 horas após seu lançamento.
Ou seja, ao que tudo indica, essa não é uma tendência passageira e a aposta da Meta é que o Threads cresça ainda mais, até por causa da sua interface intuitiva e integrada com o Instagram. Agora, o que está por trás desse lançamento histórico? E mais: como criar conteúdo na nova rede social? É isso que a gente vai te mostrar ao longo do relatório, bora?
O que você pode aprender com o Threads
Se tem algo que o Zuckerberg sabe fazer, como poucos, é observar o que dá certo em outras redes sociais e criar uma nova versão dela (ainda melhor) para o Instagram e, na sequência, lucrar muito com isso. Agora, que tal você fazer o mesmo? A seguir a gente reuniu 6 aprendizados que todo criador de conteúdo precisa guardar no bolso, saca só.
Observe as tendências
Nas palavras do CEO do Instagram, Adam Mosseri, a Meta resolveu criar um espaço de “conversa pública” – exatamente o que o Twitter faz desde 2006. Então, por que só agora o Instagram resolveu copiar o passarinho azul? A resposta a essa pergunta parece estar no mesmo discurso do Mosseri, que afirmou que a empresa está investindo na descentralização da rede social. Já tem tempo que esse termo virou tendência, mas pouca gente tem ideia do que ele realmente significa. De forma resumida isso tem a ver com, em vez de concentrar tudo em um só lugar, separar. Todo mundo pode colocar texto no feed do Instagram, mas agora tem uma rede para isso, entendeu? Agora, como fazer essa “descentralização” de forma inteligente, sem enfraquecer a outra rede social da empresa? Integrando os ambientes, o que a Meta já fez e pretende melhorar com o passar do tempo. Mudar do Instagram para o Threads é fácil, assim como compartilhar conteúdo de lá, no feed ou nos stories do Instagram, é igualmente fácil e rápido. Por isso, anote aí: acompanhar as tendências é fundamental para enxergar novas oportunidades de negócio e não ser passado para trás.
Aprenda com os concorrentes
Outro ponto que não dá para deixar de mencionar, é que o formato Post Twitter tinha virado uma “febre” no Instagram. E com certeza a Meta abriu os olhos para isso, afinal, a galera tinha mudado a maneira de conversar e trocar ideias ali dentro – e usava, como referência, o tipo de comunicação do Twitter. E qual foi o jeito que o Instagram encontrou para voltar a atenção para a sua rede social? Entregando justamente o tipo de conversa da rede do passarinho azul. Assim, a galera não precisa mais ir lá, escrever o post, salvar e adaptar para o Instagram. Basta usar o Threads… E mais: dá para compartilhar o conteúdo de lá diretamente no feed ou nos stories, para alegria dos creators. Não é de hoje que o Instagram copia, ops, se inspira nos concorrentes, não é mesmo? Bastou o SnapChat aparecer para surgir o story e o Periscope inaugurar o conceito de “ao vivo” para o Instagram lançar as lives. Por isso, esqueça esse papo de “mercado saturado”, o que você precisa é entregar algo ainda melhor do que a ideia original.
Aumente o relacionamento
Também vale prestar atenção no fato de que a nova rede social é focada em conversas, ou seja, em relacionamento. Seu nome também foi inspirado no Twitter, conhecido pelas “threads”, como são chamados os tópicos de sequências de tweets. Ou seja, a Meta foi intencional e não teve vergonha de assumir que a vontade é aposentar o Twitter. Mas não tem nada garantido! Por enquanto a galera tá trocando ideia por lá… Para os criadores de conteúdo fica o desafio de encontrar uma nova forma de se relacionar com a audiência. Seguindo a mesma lógica do Twitter, posts de afirmações, crenças, polêmicas e memes tem tudo para chamarem a atenção galera. Apesar de ser integrada com o Instagram, sempre existe a possibilidade da linguagem, por lá, ser um tanto diferente, ainda que seja possível compartilhar vídeos e fotos. Não caia no erro de postar exatamente a mesma coisa, viu? Olha só o que a Netflix está criando no Threads para conquistar o coração da sua comunidade trédisflix.
Crie um movimento
Não adianta ter uma boa ideia e não criar uma estratégia para convencer as pessoas de que essa é, mesmo, uma boa ideia. E a Meta sabia que para criar um lançamento bem-sucedido era fundamental gerar movimento nas redes sociais. Por isso a empresa entrou em contato com influenciadores e criadores de conteúdo relevantes para uma espécie de “soft-opening”, o que foi justamente o caso do Paulo Cuenca, que foi um dos primeiros a receber acesso ao novo aplicativo. Com os influenciadores na nova rede, foi muito mais fácil atrair os fãs e, em sete horas, alcançar o marco de 10 milhões de usuários.
Faça as pessoas comentarem
O burburinho deu resultado, mas algo fugiu do controle da Meta… Imagens da nova rede social vazaram antes do esperado e o lançamento, previsto para acontecer dia 6 de julho, foi antecipado para dia 5 às 20h (horário de Brasília). É por isso que nesse “ticket” parece desatualizado. Mas essa tinha sido uma estratégia de antecipação para fazer as pessoas marcarem na agenda a data do lançamento da nova rede social. Bastava digitar “threads” na barra de busca do Instagram, antes do lançamento, que um ticket vermelho aparecia com o logotipo do app e um QR Code para baixá-lo. E você pode anotar essa dica valiosa: antes de qualquer lançamento, publique easter eggs para aumentar o desejo do público-alvo em torno da novidade.
Valorize os primeiros
Outra estratégia adotada pelo Threads que vale a pena destacar foi a de tornar público o “número de usuário” de todos os participantes, o que fez as pessoas correrem para serem os primeiros. Além disso, o senso de pioneirismo também foi ativado, reforçando o vínculo com a rede social que havia acabado de nascer! Dá para adaptar essa lógica para o seu negócio, premiando os primeiros clientes em uma nova iniciativa, ou até oferecendo um espaço vip para a audiência mais fiel. Crie maneiras de aumentar o vínculo com a galera e lembre-os que eles também fazem parte da história da sua marca. Agora, voltando ao Threads da Meta, a ideia de disponibilizar o número da bio também foi uma sacada de mestre para dar visibilidade à nova rede e facilitar o acesso de todo mundo.